Mundial de Basquete: Brasil 81 x 73 Sérvia - Garantidos na próxima fase

Tiago Splitter foi um dos grandes pilares da equipe na vitória do Brasil sobre a Sérvia
(Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)


Com um começo arrasador, apagão no terceiro quarto e uma recuperação sensacional da Seleção Brasileira, a equipe de Rubén Magnano venceu a Sérvia por 81 a 73 na penúltima partida da primeira fase do Mundial nesta quarta-feira (3). Uma das coisas que mais chamaram atenção foi o psicológico da equipe, que mesmo levando a virada da Sérvia no terceiro quarto teve frieza para recuperar os pontos perdidos e ganhar o jogo no último período. Com a vitória, o Brasil está garantido nas oitavas de final da competição. 


O Jogo

O Brasil teve o seu melhor início de jogo no Mundial na partida contra a Sérvia, chegando a fazer 16 a 6 no primeiro quarto. Os arremessos de quadra estavam certeiros e a defesa não deixava brecha para o adversário. Após duas faltas de Splitter, Nenê entrou em seu lugar e contribuiu com três tocos e cinco pontos. No segundo quarto, os pivôs da Seleção seguiram fazendo um ótimo jogo, destaque para Splitter que foi o pilar defensivo da equipe e distribuiu ótimos passes, porém as faltas atrapalharam a permanência dos jogadores. Pensando nisso, Magnano rodou a equipe colocando Hettsheimeir e Giovannoni para jogar e mandando alguns jogadores para o banco. Com o bom desempenho desses jogadores, juntamente com Marquinhos e Leandrinho, a equipe foi para o intervalo vencendo por 48 a 32.

Na volta do intervalo, nada deu certo para a Seleção. Erros de passe, ataque e defesa, falta de concentração e parecia que as bolas não queriam entrar com os arremessos batendo no aro e os lances livres que voltaram a não funcionar. A Sérvia passou a crescer e a dominar as ações do jogo. Tiago Splitter, que até então estava bem na partida começou a vacilar nas jogadas. Marquinhos, Leandrinho, Varejão, Huertas e todo o resto do time não estava conseguindo jogar. A vitória da Sérvia no terceiro quarto por 32 a 12 deixou isso bem claro e de virada no placar geral a Sérvia foi para o último quarto vencendo por 64 a 60. 

Era tudo ou nada. Era preciso vencer esse jogo para garantir vaga na próxima fase do Mundial. Reunidos antes do início do último quarto, a equipe conversou e ouviu a orientação do técnico. 
Quando a bola voltou a bater parecia que a equipe ainda um pouco baqueada do quarto anterior. Magnano pediu tempo para falar com seus comandados, a vantagem de - até aquele momento - 7 pontos da Sérvia podia ser revertido. 
Na volta, Marquinhos converteu duas bolas de três, a sincronia entre ele e Splitter era praticamente perfeita e após um passe do pivô, Marquinhos converteu mais dois pontos para a Seleção. A partir dali começou uma virada espetacular por parte do Brasil. A equipe estava se sentindo confiante, os arremessos estavam certeiros e o moral elevado. Vontade não faltava por parte de ninguém, era nítido o desejo de vencer a cada bola disputada. A Sérvia acabou sentindo a pressão e passou a cometer erros. A Seleção Brasileira voltou a comandar as ações do jogo e venceu a partida por 81 a 73.

Segunda Família

O carinho da torcida espanhola com a Seleção Brasileira é enorme devido aos jogadores que jogam/jogaram lá. Mesmo com a bandeira da Espanha pintada na cara, muitos espanhóis levaram bandeiras e cartazes de apoio ao Brasil, inclusive em grande parte deles estava escrito "Team Family", que significa algo como "Time da Família", demonstrando que neste Mundial, a Seleção Brasileira é o segundo time da grande maioria deles. Na partida contra a Sérvia, durante a apresentação oficial das equipes, os jogadores brasileiros foram ovacionados quando anunciados na arena. 


Destaques da partida

Marquinhos - 21 pontos e 5 rebotes (6-9 nos arremessos de três pontos)

Leandrinho - 16 pontos

Tiago Splitter - 10 pontos, 7 rebotes e 6 assistências (quase triplo duplo)


Nesta quinta (4), a Seleção Brasileira enfrenta o Egito na última partida da primeira fase do Mundial


Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.