Às vésperas dos playoffs Tiago Splitter destaca força coletiva do Spurs

“O Spurs é um time que joga coletivamente, essa é a nossa 
maior força” (NBA/Getty Images)




ATENÇÃO: Abaixo está parte da matéria feita pelo blog Triple-Double, no fim do trecho postado aqui você encontra o link para continuar lendo no blog deles.


Entra ano, sai ano, e a história não muda. A fase de classificação da NBA se aproxima do fim com o San Antonio Spurs, mais uma vez, aparecendo como forte candidato ao título. Tem sido assim desde 1997, quando Tim Duncan foi escolhido na primeira posição do Draft. Na atual temporada, a força do time ficou especialmente clara entre os dias 26 de fevereiro e 2 de abril, período no qual venceu todos os 19 jogos que disputou e registrou a maior série invicta da história da franquia. Muito por causa dessa sequência, estabeleceu-se como dono da melhor campanha da liga e terá o mando de quadra nos playoffs diante de qualquer adversário que enfrentar. Que tipo de mensagem esse alto rendimento, às vésperas da fase decisiva, mostra aos concorrentes? Para o pivô brasileiro Tiago Splitter, nenhum.

“Não queremos mandar recado para ninguém, só estamos tentando chegar na melhor forma possível nos playoffs”, disse Splitter, em conversa com o blog. “O Spurs é um time que joga coletivamente, essa é a nossa maior força”, completou.

O brasileiro tem razão. Nenhum outro time joga de maneira tão coletiva. Prova disso é o fato de nove jogadores do elenco atingirem pelo menos oito pontos por jogo de média. Splitter é um deles, cujo desempenho é de 8,1 pontos por duelo. Outra evidência do quanto as responsabilidades são bem distribuídas em San Antonio é a rotatividade de atletas acionados pelo técnico Gregg Popovich ao longo da temporada. De todos os quintetos titulares da liga, o do Spurs é o que fica menos tempo em quadra. Além disso, ninguém atua por mais de 30 minutos por partida.

Todo mundo que entra em quadra sabe exatamente o que fazer. Até mesmo quem chegou por último, como o ala-armador italiano Marco Belinelli, que assinou com o Spurs após ter defendido o Chicago Bulls na última temporada. 

“Ele se encaixou muito bem”, elogiou Splitter. “Marco substituiu o Gary Neal e vem fazendo um grande campeonato. Ele obriga os outros times a deixar alguém colado nele, deixando espaço para o resto dos jogadores.”

Apostando nessa força coletiva, o Spurs espera finalmente saborear o quinto título da NBA, algo que ficou muito perto de acontecer no último ano. O time vencia a série contra o Miami Heat na decisão por 3 a 2 e tinha cinco pontos de vantagem no placar quando restavam 25 segundos para o final do Jogo 6. Mas um lance livre perdido pelo ala Kawhi Leonard e duas bolas de três do adversário levaram a partida para a prorrogação. O time da Flórida levou a melhor no tempo-extra, empatou a série e ganhou também o embate seguinte, conquistando o bicampeonato.



Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.