Tiago Splitter começa a gerar resultado e a parceria com Duncan aumenta.


Antes de chegar em solo americano a três verões atrás, Tiago Splitter tinha sido o jogador mais valioso de um campeonato na Espanha.

Então, quando ele se juntou ao Spurs, um pouco antes da temporada 2010-11, o brasileiro assumiu que ele estaria jogando ao lado de um de seus maiores ídolos no basquete, Tim Duncan.

Tiago disse:

“Você sempre quer jogar e fazer o seu melhor. Então, sim, eu esperava que eu pudesse ser titular um dia.”

Ele não era o único. Os fãs do Spurs sempre imaginaram Splitter como um parceiro de Duncan, uma possível resposta para a antiga dupla do time texano formada por Duncan e David Robinson, mais conhecidos como Twin Towers, que ficaram na linha de frente do time que ganhou títulos para a franquia em 1999 e 2003.

Demorou duas temporadas, com uma leve salpicada de lesão, mas Splitter – que foi primeiramente draftado na 28º colocação pelo Spurs em junho de 2007, duas semanas depois de ganharem seu quarto e mais recente título – finalmente está começando a ocupar o papel que lhe foi cobrado.

Em um dos momentos mais produtivos da sua curta carreira na NBA, Splitter de 27 anos de idade, deverá começar de titular novamente hoje pela quarta vez consecutiva, quando o Spurs recebe o New Orleans Hornets no AT&T Center.

Popovich disse:

“Ele está jogando muito bem. Ele ganhou um lugar.”

Em 10 jogos ocorridos em dezembro, Splitter tem médias de 11,3 pontos e 5,7 rebotes e 64,5% nos lances livres. Ele deixou dois dígitos em sua pontuação nos últimos nove jogos, de longe, a maior sequencia de sua vida na NBA.

Verdade seja dita, Popovich espera que Tiago – que não veio para o time em 2007 para amadurecer na liga espanhola – possa estar entrando no jogo junto com Duncan.

Lesões limitaram Splitter a 60 jogos como um novato. No seu segundo ano, mostrou um pouco do que poderia fazer, com médias de 9,3 pontos e 5,2 rebotes. Porém, o locaute da NBA roubou o tempo que teria de desenvolvimento junto dos treinadores do Spurs, para tentar melhorar em relação a sua primeira temporada.

Popovich falou a respeito:

“O que você vê ele fazendo é o que ele tem feito em toda a sua carreira (na Europa). Ele se machucou e isso demorou para passar, ele não teve qualquer tempo de jogo consistente para entrar no sistema da equipe”.

Mas na atual temporada, Splitter tem médias de 9,7  pontos, 5,2 rebotes e seus 61,1% nos lances livres faz com que ele fique em segundo lugar na NBA nesse quesito. Seus números são semelhantes ao da temporada passada, porém com uma diferença, seus companheiros de equipe disseram que nunca o viram tão confiante.

Duncan disse:

“Obviamente por seu tamanho é bom para nós. E ele está realmente confiante, vamos ver se o Pop decide mantê-lo.”

Esta tem sido a pergunta que ronda o Spurs desde que Robinson se aposentou. De Rasho Nesterovic a DeJuan Blair, a vida de um parceiro ao lado de Duncan está sendo de curta duração.

“Você nunca sabe o que Pop pode fazer.”  Disse Splitter.

Com Splitter, o Spurs fica com uma linha de frente maior, considerado crucial para competir com outros times que brigam na classificação da Conferência Oeste.

Até a agora, a dupla Duncan-Splitter tem sido capaz de aumentar a eficiência defensiva do Spurs, sem deixar de ajudar na parte ofensiva. Embora a amostra pareça pequena, as escalações que mantém um dos dois maiores do Spurs em quadra, está sendo o motivo para manter o time entre os de maior pontuação no campeonato.

Splitter, normalmente consegue seus pontos através de situações com pick and roll e no poste baixo. Duncan continua se infiltrando no garrafão e agora está fazendo uma articulação com a necessidade de que Splitter fique mais próximo do aro.

Jogando com qualquer outro homem grande, Splitter define quase 100% das jogadas em pick and roll. Com Duncan, as estimativas de Splitter ficam em 50%.

Duncan disse:

“Nós estamos aprendendo a jogar um com o outro, temos que trabalhar um pouco mais.”
O técnico Popovich, está satisfeito com o que viu da combinação Duncan-Splitter, talvez o suficiente para manter essa ideia por um bom tempo.

Ele disse:

“As pessoas pensam que ele teve uma grande melhora. Mas na verdade ele está sendo quem ele é, ele sempre foi desse jeito.”
Vindo da Europa, depois de duas temporadas, parece que finalmente Splitter chegou.


Fonte: Spurs Nation


Agradeço ao Wagner por ter mandado a matéria em nosso Twitter.




Google Plus

Sobre Niaah

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.