Tiago Splitter está sendo o Big Man que o Spurs esperava


Tiago Splitter é um enigma envolto por um mistério coberto de brilho (você vai ter que perguntar essa parte do brilho para alguma mulher que torce para o Spurs). Além de ser um dos favoritos do público feminino que torce para a franquia, Splitter se tornou o segundo big man do time, atrás de Tim Duncan, proporcionando para San Antonio uma vantagem defensiva ao mesmo tempo que tem um sólido jogo ofensivo.

Ele pode não impressionar você, afinal ele não é super atlético e provavelmente não tem um jogo visualmente incrível. Mas ele é, no entanto, muito eficaz na defesa e vem ajudando Duncan a conquistar vitórias para o Spurs. A grande prova, é que o Spurs é atualmente o terceiro melhor time defensivo da NBA. Splitter tem tido um papel crescente na equipe, sua adição na unidade titular e seus mais minutos em quadra estão dando resultado.

Entre os melhores defensores da equipe, Tiago encontra-se em terceiro, atrás apenas de Kawhi Leonard e Tim Duncan. Ele também é o quinto na equipe em pontos por jogo, com média de 9,6. Mas isso não conta toda a história. Ele é o terceiro jogador que mais contribui para as vitórias da equipe e o quarto jogador mais eficiente, atrás de Manu Ginobili.

Então, Splitter deve ter melhorado muito certo? Olhando para as estatísticas avançadas do ano passado e comparando com seus números agora, são muito semelhantes.
Na última temporada, Tiago foi o quarto que mais contribuiu com a equipe, ficou em quinto na classificação defensiva e era um jogador top 5 ofensivamente para o Spurs. Ele também foi o quinto jogador com mais eficiência na equipe. Então o que de fato mudou? Por que parece que Splitter está tendo um impacto maior sobre a equipe?

A resposta parece ser os minutos. Ano passado, Tiago jogou cerca de 19 minutos por jogo, nesta temporada ele praticamente só jogou acima de 22 minutos (tendo poucos minutos apenas no início da competição).

Procurando mais fundo, encontramos outra coisa. Matt Bonner e DeJuan Blair, na temporada passada tinham médias de 21 minutos por jogo. Este ano, Matt Bonner está em torno dos 11 minutos e Blair, 14 minutos. Ambos, já perderam vários jogos por decisão do técnico, Blair já ficou sem jogar em 14 partidas e Bonner em 7. Isso significa, que nos mais ou menos 22 minutos que Splitter fica em quadra, ele está jogando melhor que seus companheiros. Tim e Tiago são os melhores defensores do time de San Antonio dentro do garrafão, o que é muito claro. Gregg Popovich, escolheu como sua terceira opção no garrafão, o francês Boris Diaw, que parece ser mais como uma escolha para ajudar na parte ofensiva do que defensiva.  Isso faz, com que Bonner e Blair fiquem fora grande parte do tempo e a defesa da equipe parece melhor assim, está sendo mais difícil para o adversário marcar com Duncan e Splitter jogando juntos.

Eu ainda acredito que o Spurs precisa de outro big man, principalmente para não desgastar tanto Duncan antes dos playoffs (e ao que tudo indica, logo o Spurs terá mais alguém nesse setor).

Pop parece ter encontrado uma maneira de utilizar o jogo de Tiago Splitter para ajudar a melhorar a equipe. Tiago está finalmente mostrando a NBA, porque o Spurs o draftou em 2007, esperou por ele e depois o recebeu na equipe em 2010. 

Splitter está jogando com o impacto que todos nós estávamos esperando, vamos dar o apoio que ele merece.


Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.