Spurs Nation: Agora 'Splitter jogando' significa 'Spurs pague depois'


O pivô Tiago Splitter se esforça para não pensar em dinheiro. Isso muitas vezes, reconhece ele, pode ser mais fácil de se dizer do que de se fazer.

Seu valor impulsionado por sua terceira temporada na NBA - uma liga que não é de conter dinheiro para jogadores que precisem receber um valor mais alto – faz Splitter se preparar para o futuro, ele se tornará agente livre no verão e será como um bilhete de loteria, esperando qual franquia irá o escolher.

Então, sim, Splitter admite, às vezes ele pensa sobre o dinheiro.

“Eu não penso sobre isso durante os jogos, é claro.” Disse Tiago, falando cuidadosamente pela primeira vez sobre a história de ser um agente livre no fim da temporada. “Mas é difícil não pensar sobre isso em outros momentos. Fica na cabeça.”
Nesta temporada, Splitter de 28 anos de idade – que foi a grande escolha do Spurs no draft de 2007 – solidificou-se, aos poucos, como um jogador da NBA. Com 49 jogos, o brasileiro de 2,11m tem uma média de 10, 2 pontos e 5,8 rebotes, além disso, é dono da terceira melhor porcentagem de arremessos da liga 59,9%, enquanto mantém uma parceria fundamental com Tim Duncan no garrafão.
A ascendência de Splitter tornou-se uma espada de dois gumes para o Spurs, que terá que arranjar um modo de lhe pagar no verão, quando outros quatro jogadores (Manu Ginobili, Stephen Jackson, DeJuan Blair e Gary Neal) se tornarão agentes livres também.
Em seu último ano de contrato na NBA, no valor de $3, 9 milhões de dólares por temporada, Splitter se tornará agente livre no dia 1º de julho e o Spurs terá direito de igualar as ofertas de outras equipes.
Então, não se enganem. Outras equipes o querem.
Embora suas estatísticas não saltem da página, Splitter tem provado ser uma mercadoria rentável – um homem com um excelente pick and roll em uma época em que pick and roll é o pão com manteiga de qualquer equipe para ganhar jogos.
Até mesmo um big man medíocre, é melhor pago na NBA do que o Splitter (que, só para lembrar, foi duas vezes MVP da liga espanhola).  
“Não importa o que acontecer no verão”. Disse Tiago, dando a entender que sua prioridade será assinar novamente com o Spurs. “Eu tenho que jogar agora e ajudar o time a vencer. Se eu jogar bem no presente, vai ser melhor para mim no futuro.”
Nesse tipo de mercado superaquecido de big man, duplicar seu salário anual parece ser o ponto de partida de Splitter.
Ginobili disse que Tiago – que é casado e tem um filho de quase 8 meses – não seria humano se não pensasse em seu futuro profissional, em relação a sua família.
“Especialmente com o fim de seu primeiro contrato. Isso vai ficar tilintando em sua cabeça.” Disse Ginobili.
Ainda assim, o ala-armador acredita que essa melhora de Splitter, além dos minutos e confiança, tem sido alimentada pela motivação de conseguir um novo contrato com o Spurs.
“Ele não está jogando assim porque é seu último ano de contrato, longe disso.” Disse o argentino. “É porque ele é utilizado na NBA, está em sua terceira temporada e ele sabe que vai estar sempre em quadra agora. Por isso, faz o seu melhor.”
O técnico, Gregg Popovich concorda.
“O que ele vem fazendo nós não ensinamos. Ele sempre foi assim na Europa, ele só está jogando mais minutos constantemente.” Disse Pop.
“Eu não quero fazer um grande negócio” Disse Tiago sobre o assunto de ser agente livre. “Eu só sei que isso vai naturalmente acontecer. Até lá, as pessoas vão falar sobre isso. Eu só quero jogar bem agora... E quem sabe como isso poderá funcionar?”
Tiago Splitter recebe um pouco mais de $3,9 milhões de dólares por temporada, abaixo, segue uma lista de big mens menos produtivos que ele e que recebem mais na NBA.

Jogador  -  Equipe em  2012-13  -   Salário   -  Tempo restante de contrato
DeSegana Diop  -  Bobcats  –  $7.4 milhões  -  Não disponível
Tyrus Thomas  -  Bobcats  – $8 milhões  –  2 anos = $18.1 milhões
Omer Asik  -  Rockets  –  $5 milhões  -  2 anos = $20.1 milhões
Samuel Dalembert  –  Bucks  -  $6.7 milhões  –  Não disponível
Marcin Gortat  –  Suns  -  $7.5 milhões  –  1 ano = $7.7 milhões
Amir Johnson  –  Raptors  -  $6 milhões  –  2 anos = $13.5 milhões
Spencer Hawes  –  76ers  -  $6.5 milhões  –  1 ano = $6.5 milhões
Brandon Bass  –  Celtics  -  $6 milhões  –  2 anos = $13.4 milhões
Glen Davis  -  Magic  –  $6.4 milhões  –  2 anos = $13 milhões


Fonte: Spurs Nation
Tradução e adaptação: Tiago Splitter Brasil

Agradecemos ao nosso parceiro Draft Brasil por enviar nos enviar o link da matéria.
Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

0 comentários :

.