Spurs Official: A volta por cima de Tiago Splitter


A matéria abaixo saiu ontem (6), no site oficial do Spurs e faz parte da coluna semanal publicada por Ken Rodriguez. Você pode conferir ela traduzida a seguir.

Os lances livres estão caindo. Um. Dois. Três. Nada de anormal. Tiago Splitter termina o treino prático tranquilamente e caminha para um assento em um canto do ginásio, longe da mídia que faz entrevistas no outro canto do local.

Splitter parece confortável e relaxado, como se estivesse em sua terra natal, sua mente sem se preocupar. Ele compara a sua terceira temporada em San Antonio, como se sentir em casa.

Nos dois jogos somados, que antecederam essa entrevista, Splitter marcou 33 pontos e conseguiu 16 rebotes. Antes disso, em uma vitória sobre Memphis, ele anulou Zach Randolph, um esforço defensivo que o técnico Gregg Popovich definiu como “fantástico”.

No início da temporada, alguns o apontavam como o possível sexto homem. Agora, após 27 partidas consecutivas como titular, Splitter tem emergido como um candidato para o Most Improved Player (Jogador que melhorou de uma temporada para outra).

Em seu canto quieto do ginásio, pergunto a Splitter como isso tudo aconteceu.

“Eu acho que é pouco de tudo” Disse Splitter. “Estou compreendendo melhor o sistema. Estou passando mais tempo com o Pop e tenho mais confiança dele. Além disso, obtive mais minutos e experiência em quadra.”

Números não mostram toda a evolução de Splitter. De uma temporada para a outra ele teve melhoras modestas. Aumentou de 9,3 pontos para 10,5 pontos por jogo, nos rebotes foi de 5,2 para 5,8 e nos lances livres foi de 69% para 74%. E ele conquistou outros ganhos estatísticos em outras áreas.
O que não aparece no Box Score é a maneira como ele se ajusta com seus companheiros, sua agressão no garrafão, sua mais difícil defesa. Uma melhora evidente que está gerando elogios.

A chegada de Tiago deixou a Spurs Nation inteira animada. Ele usa seu tamanho e combina com sua inteligência dentro do basquete, por isso, ele dominou a liga espanhola, liderando seu antigo clube Caja Laboral a conquista de duas ligas ACB e a quatro aparições na semi-final da Euroliga. Ele foi nomeado MVP da liga espanhola duas vezes e foi selecionado como jogador do time dos sonhos da Euroliga.
Como se isso ainda não fosse o bastante, Tiago sempre teve Tim Duncan como seu ídolo e cresceu no basquete se inspirando nele. Splitter usava o número 21 quando jogava na Europa por causa dele.

Mas seu caminho na NBA não foi fácil. Se machucando em sua primeira temporada e com o locaute ocorrendo em sua segunda temporada, seu desenvolvimento na liga acabou sendo muito prejudicado.

Nessa temporada, sem se machucar e sem problemas para atrasá-lo, Tiago fez sua primeira partida como titular no dia 13 de novembro e ganhou a confiança de Pop.

A confiança dele está crescendo e você pode perceber isso mesmo fora de quadra. Fez uma partida excepcional contra o New Orleans Hornets, sem poder contar com Duncan e Leonard para lhe dar suporte e com Pop doente. Ele marcou 25 pontos.
Ele pontuou enterrando, com seus famosos ganchos, correndo por toda quadra até chegar na cesta, acertando 10 de 11 arremessos. Acertando 5 em 6 lances. Ele parecia impossível de ser contido naquela partida.

A diferença desta para as outras duas temporadas? Splitter explica. Quando chegou da Europa se sentiu como um visitante na casa de um estranho. Se sentia pressionado e raramente relaxado. Após duas temporadas, Splitter finalmente se sente como se estivesse na Espanha. Em um ambiente familiar e confortável.

“Aqui é como se eu estivesse na minha própria casa.” Disse o pivô.

Falando em casa, na de Splitter houve uma adição. Seu nome é Benjamin, ele tem quase 8 meses e assiste todos os jogos do papai junto com sua mãe Amaia, esposa de Tiago.

“Tem sido uma experiência incrível.” Disse Tiago. “Talvez a melhor coisa que aconteceu na minha vida.”

Se o pai possui todo o apoio de Amaia e Benjamin em casa, o que menos querem é que ele se machuque e apesar de o Spurs estar tendo que lidar com algumas lesões, permanecem como uma das equipes de elite da liga. A evolução de Splitter é uma das razões que os fazem estar no topo.

“Tem sido a minha melhor temporada na NBA.” Falou. “Eu não sou como um jogador All Star. Eu apenas quero continuar vencendo e ajudar essa equipe a conquistar um anel.”


Tradução e adaptação: Tiago Splitter Brasil


Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

1 comentários :

Anônimo disse...

splitter nao saia, os torcedores vai fazer de tudo para que tu não seja trocado com outro time, ronova splitter e continue fazedno os bons jogos que sempre faz...

.