Popovich sobre a ascensão de Splitter: "Ele ajuda muito o Duncan"

 

Tiago Splitter é o jogador mais importante no San Antonio Spurs?

Ok, ninguém vai levar essa discussão a sério, mas considere o seguinte comentário do técnico Gregg Popovich:
“Ele é saudável e está recebendo minutos consistentes, de modo que, está nos ajudando. E ele ajuda muito o Timmy.”
Ajudar o Tim Duncan, que está com 36 anos, não é nada ruim ainda mais no confronto contra o New York Knicks, nesta quinta-feira.

Com trinta e três jogos na sua terceira temporada na NBA, Splitter parece ter, finalmente, conseguido mostrar seu jogo e apresentar um domínio durante as partidas. Ele dá resistência ao time de San Antonio. Com 2,11m, 110 quilos e atuando como ala-pivô, ele tem que lidar com o trabalho sujo no garrafão para abrir espaço para Duncan, que está novamente fazendo uma temporada com calibre de um All-Star.
“Eu sou o tipo de jogador que entra para ganhar, mas isso não significa que eu vá marcar pontos em todos os jogos”.
Disse Splitter, um pouco antes de fazer 13 pontos e pegar seis rebotes no jogo contra o Dallas Mavericks. Uma noite depois, ele acertou 5 dos 7 arremessos de quadra dentro de seus 10 pontos na partida que culminou na derrota do Brooklyn Nets. E acrescentou:

“O momento é bom e é isso que eu quero fazer, vir aqui, ganhar jogos e ajudar a equipe a vencer. Eu acho que temos grandes caras ofensivos, todo mundo pode pontuar nessa equipe, portanto o foco do trabalho aqui não é pontuar todas as noites, mas sim, ser consistente e fazer o que o Pop quer ver na quadra, um jogo inteligente.”

Foi um caminho complicado para o brasileiro, que completou 28 anos no Ano Novo. Ele teve que lidar com lesões irritantes e se adaptar a vida na NBA sob o olhar do exigente Popovich. Ele jogou atrás do agora aposentado Antonio McDyess e DeJuan Blair, que saltou da reserva para o time titular, mas com as rotações na atual temporada, Splitter foi a escolha de Pop para ingressar na primeira unidade.

“Eu acho que a cada dia você aprende algo com ele. Ele é um dos maiores treinadores de sempre.” Disse Splitter. “É claro que você precisa compreender como ele pensa, como ele entende o jogo, depois disso tudo fica mais fácil. Foi necessário algum tempo. Eu levei um ano para descobrir tudo e na temporada passada foi completamente diferente, eu me senti como um jogador novo.”

No momento Splitter está fazendo seu trabalho para se manter firme no futuro. Para começar, ele tem uma média de 10,5 pontos e 5,8 rebotes em 25 minutos, cerca de 7 minutos a mais do que tinha como reserva na temporada.

Onde o Splitter pode mostrar sua força, realmente ajudar o Duncan e fazer a diferença para San Antonio, vai ser assumindo o peso de defender em cima dos grandes da Conferência Oeste, como Blake Griffin, Dwight Howard, Zach Randolph, LaMarcus Aldridge e Serge Ibaka.

“Alguém me perguntou a muito tempo atrás o que ele estava trazendo de bom para a equipe. Eu não respondi nada porque ele não estava jogando.” Disse Popovich. “O que ele faz por nós agora, é o que ele fez na Europa por anos. Ele liderou uma equipe para a vitória do campeonato lá. Ele é um defensor, um reboteiro e um sólido jogador de pick-and-roll. Ele não tem grandes jogadas e não é uma grande ameaça ofensiva, mas é o sonho de qualquer treinador porque ele faz tudo de forma fundamental.”

Não, Splitter não é o jogador mais importante do San Antonio Spurs. Mas em uma equipe onde já foi julgado por muitos, como sem capacidade para chegar no time titular, sua importância não deve ser subestimada.



Agradeço ao Wagner por ter nos mandado o link da matéria original.
Google Plus

Sobre Niaah

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

2 comentários :

Danilo Vilas Boas disse...

Sensacional o que o Pop disse no final. É o sonho de qualquer treinador. E o melhor de tudo é a grande honestidade do Pop também.
Isso corrobora o que eu falei sobre o Tiago ser um pivô dominantes com médias muito altas se estivesse em outros times da NBA. Mas ainda bem que ele é nosso.
Como eu curto muito mais defesa do que ataque no basquete, o Tiago é um jogador muito valioso aos meus olhos.

Niaah disse...

Eu também sou assim, admiro os caras que pontuam bastante óbvio, mas um time pra mim é construído da defesa para o ataque, por isso, o que o Tiago vem fazendo está chamando minha atenção, ele está incrível na marcação!
Achei demais o Pop ter falado isso e o que o Tiago falou também foi importante: "o foco do trabalho aqui não é pontuar todas as noites, mas sim, ser consistente e fazer o que o Pop quer ver na quadra, um jogo inteligente."

"Fazer o que o Pop quer ver na quadra, um jogo inteligente."
"É o sonho de qualquer treinador"

Essas duas frases não saem da minha mente!

.