O Spurs não são os mesmos da última temporada e a peça chave é Tiago Splitter


A matéria abaixo pertence ao site Hangtime e foi apenas traduzida e adaptada pelo Tiago Splitter Brasil.

Nesta temporada o Spurs tem a melhor campanha da Conferência Oeste com 52-16. Na última temporada, também tiveram campanha semelhante. Mas não é a mesma equipe que a da temporada passada, a equipe agora, está mais preparada para brigar por um título.

No início desse mês o  general manager do Spurs, R.C. Buford foi questionado sobre a mente de Popovich em relação a análises feitas com o time. Buford disse que Pop gosta de como os números frequentemente confirmam suas crenças em relação ao basquete de sua equipe, como por exemplo, a importância dos jogadores que marcam cestas de 3 pontos. Buford também falou de como o Spurs melhorou defensivamente.

“Neste último verão nós olhamos para a nossa eficiência defensiva, que por anos tinha sido muito alta. E no ano passado, ficamos entre os 10-15 melhores. E eu acho que nós estávamos valorizando algumas coisas que não eram tão importantes como os dados nos mostravam. Aprendemos com o Celtics.”
Disse Buford e completou:
“Enquanto eles foram realmente bem na eficiência defensiva, eles não tinham números muito elevados em rebotes defensivos. E esse foi o grande ponto que analisamos, isso nos fez questionar onde que deveríamos prestar atenção. E essas foram as discussões que foram depois levadas para o Pop, nossa comissão técnica e nossa equipe de análise. Algumas grandes discussões que tivemos acabou fazendo nós reavaliarmos o que era importante para nós. "

O Spurs foram uma grande equipe defensiva na última temporada, mantendo seus adversários fora da linha de lance livre, mas a melhor coisa que você pode fazer defensivamente é conseguir com que seus adversários percam os arremessos de quadra e o Spurs não fazia isso bem o suficiente.

Assim, usando o Celtics da temporada anterior como base, que permitia 95,5 pontos por jogo em média, Popovich voltou para a sua prancheta e ajustou suas prioridades defensivas nessa temporada. Impedir tiros adversários se tornou o novo foco, mesmo que isso significasse mais faltas ou menos rebotes. O plano funcionou. Na atual temporada, eles regrediram um pouco na porcentagem de rebotes, mas saltaram da 11ª posição para a terceira colocação na lista de eficiência defensiva da liga.

O ingrediente principal vem do Brasil

A grande chave disso tudo, tem sido a melhora de Tiago Splitter, que tem sido parceiro de Tim Duncan em quase tempo integral desde meados de dezembro, cujo os minutos aumentaram cerca de 5 minutos e meio em relação a sua última temporada.

Com Duncan e Splitter na quadra, os adversários do Spurs acertam em média 47,5% no garrafão. Essa é a menor marca entre qualquer combinação de dois homens que defenderam pelo menos 500 arremessos no garrafão durante a temporada até aqui. Depois da dupla Duncan-Splitter, vem Sanders-Dunleavy do Milwaukee Bucks e Hibbert-George do Indiana Pacers.

A defesa do Spurs tem permitido 91,9 pontos por 100 posses nos 648 minutos que Splitter e Duncan estiveram juntos em quadra e apenas 87,4 pontos por 100 posses em 477 minutos que Duncan, Splitter e Leonard estiveram jogando juntos. Com esse trio a defesa fica absurdamente forte.

Então não subestime o Spurs afirmando que são apenas um time de temporada regular. Eles podem parecer a mesma equipe na superfície, mas os números contam uma história muito diferente.


OBS: Nós colocamos apenas algumas partes da matéria, ela é enorme e se você quiser conferir tudo, basta entrar aqui.


Fonte: Hangtime 
Tradução e adaptação: Tiago Splitter Brasil
Google Plus

Sobre Tiago Splitter Brasil

Site de informações sobre o jogador de basquete Tiago Splitter

2 comentários :

Danilo Vilas Boas disse...

Wow! Essa matéria é sensacional. Uma das melhores que já li no Hangtime. Tem muita coisa a ser digerida daí, mas mudou radicalmente minha opinião quanto a um dos fundamentos do basquete, coisa que eu acreditava desde criança.
Deixa eu acabar de engolir ela pra poder falar melhor sobre o assunto.

Tiago Splitter Brasil disse...

Depois que engolir a matéria, venha falar comigo.. Quero saber que opinião sua que mudou hahaha!
E valeu por participar e comentar aqui! Gosto muito quando fazem isso!

.